segunda-feira, março 29, 2010

Serra amplia vantagem

A pesquisa Datafolha traz um cenário que evidencia alguns fatos importantes que merecem diagnóstico.

A primeira delas foi a primeira queda de Dilma. Ela, que havia alcançado, nos ombros de Lula, 28%, pela primeira vez não subiu em uma pesquisa e, ao contrário do que era esperado pelos petistas, caiu um ponto, estacionada neste período no patamar de 27%. O Datafolha foi decepcionante para o petismo, que projetava e já insinuava os números de Dilma pouco acima de Serra neste período.

Serra, ao contrário, viu seus números oscilarem para cima. Ele, que apresentava no último Datafolha 32% e no Ibope 35%, chegou a 36%. Neste cenário, com Ciro Gomes, há um ano, Serra obteve 35%. Como já escrevi aqui, uma estabilidade impressionante, especialmente para quem não havia assumido a candidatura e tinha sua principal oponente em plena campanha sob a batuta de Lula.

Nos números sem Ciro, com a subida de Serra e o desgaste de Dilma, o momento mostra que a eleição poderia ser definida no primeiro turno em favor de Serra. Enquanto ele chaga a 40%, Dilma alcança 30% e Marina 10%. Lembro mais uma vez que a presença de Ciro, neste momento, garante o segundo turno para os petistas.

Por certo Dilma deve ainda subir, pois não atingiu o patamar de 30%-33% que se espera de um candidato petista com base mobilizada. Entretanto, Serra surpreendeu com uma reação não esperada neste momento. Deve ainda subir mais alguns pontos com o anúncio formal de sua candidatura e a ocupação de espaços na mídia.

Caberá aos petistas criar fatos políticos que diminuam o impacto do anúncio de Serra sob pena de ver a distância entre os dois aumentar ainda mais, já que Dilma entrará em uma zona cinza entre a saída da Casa Civil e o começo formal da campanha.

Nenhum comentário: