segunda-feira, março 22, 2010

Sarkozy em alerta

Se no primeiro turno, o fato político foi a votação recebida pela Frente Nacional de Le Pen, no segundo turno, o protagonismo das eleições francesas passou para os socialistas.

O PS venceu de forma indiscutível por toda a França. Foram 54,3% dos votos e vitórias em 21 das 22 regiões em disputa no território europeu. A UMP ficou com 36,1% e venceu apenas na Alsácia e nas duas regiões não européias, a ilha Reunion e a Guiana Francesa.

Em 2004, na esteira da construção da vitória de Sarkozy em 2007, a UMP tinha obtido 50% contra 37% dos socialistas. Houve uma clara inversão das tendências de voto.

Sarkozy movimenta-se agora de olho nas eleições presidenciais de 2012 e deve mover suas políticas no sentido de consolidar seu nome para reeleição. Não existirão mais testes eleitorais até as eleições nacionais para o Elysée.

Sarkozy terá trabalho dobrado. Movido pelo combustível eleitoral socialistas, greves já são preparadas para os próximos dias e Dominique de Villepin deve anunciar o lançamento de um novo partido para dividir os votos da UMP e enfraquecer o Presidente francês.

Nenhum comentário: