segunda-feira, julho 12, 2010

High Society

Pense o que poderia reunir Lucy Barreto, Hildegard Angel, Carmen Mayrink Veiga, Ângela Gutierrez, Magali Cabral, Andrea Agnelli, Beth Floris, Lenny Niemeyer, Nélida Piñon, Maria da Conceição Tavares, Jandira Feghali, Alcione entre mais de 50 nomes de mulheres da sociedade carioca sob o teto do emblemático casarão do Cosme Velho onde reside Lily de Carvalho Marinho, viúva de Roberto Marinho? A resposta é simples: a candidata Dilma Rousseff.

D. Lily convidou todas para ouvirem as idéias da candidata de Lula. No cardápio, além educação, família, cultura e comentários sobre operações plásticas, tartare de salmão com maçã e funcho e filé de cherne com banana caramelada, passas e urucum feitos pelo chef Claude Troisgos. Pelo salão circulavam garçons de luvas brancas que serviam champanhe Dom Perignon. Dilma teve seu batismo nos salões da sociedade carioca e transitou com impressionante desenvoltura para uma pessoa com seu passado. Sua campanha tem realizado um trabalho profissional.

O que menos importa, neste caso, é teor do que foi discutido, mas a mensagem enviada pelo simbolismo do ato. Depois de passar pelos salões da sociedade paulistana, Dilma foi recebida pela sociedade carioca. Existe reconhecimento de seu potencial de vitória e já inicia-se, também deste modo, a acomodação de interesses futuros. Nos salões de D. Lily estavam, além de esposas influentes, acadêmicas, jornalistas, escritoras, empresárias, políticas e artistas.

Ao final, a anfitriã, que ofereceu o almoço para homenagear "a senhora D, a senhora democracia", declarou que "se votasse, seria na Dilma". Confiante, a candidata petista devolveu: "Te espero na minha posse".

Alguns sinais mostram a tendência de movimento das peças no xadrez político. Os recentes encontros de Dilma com figuras representativas do establishment brasileiro, evidenciam esta percepção. Se a oposição deseja vencer, já passou da hora de acordar.

Um comentário:

Mário Machado disse...

Imagino como estariam os blogs se fosse Serra a vistar a D. Lily.