quarta-feira, abril 24, 2013

A Curiosa Política Italiana II

Depois de uma reeleição polêmica em termos políticos, Giorgio Napolitano tornou-se mais uma vez Presidente da Itália. Missão cumprida, voltou-se ao executivo. Resolveu surpreender e precisou de muito menos tempo que todos imaginaram para designar o novo Chefe de Governo. Mostrou sensatez, mas agora jogou a responsabilidade nos ombros de seu escolhido, Enrico Letta.

As bolsas de apostas falavam em Giuliano Amato, de 74 anos, e nos últimos momentos surgiu com muita força o nome de Matteo Renzi, o prefeito de Florença, de 38 anos. Este teria, em tese, apesar de ser da esquerda, o apoio da direita.

Napolitano decidiu pelo meio termo. Enrico Letta é um homem forte dentro da esquerda, especialmente depois do enfraquecimento de Pier Luigi Bersani. Letta, de 46 anos, já foi eurodeputado e é muito bem visto na União Européia, o que pode ter sido um dos fatores decisivos em sua escolha.

Agora vem a parte difícil: formar um governo. Resta saber em que direção apontarão seus movimentos. Isto pode ser decisivo em relação a estabilidade e duração de seu governo. Seu ímpeto é reformista, mas para passar alterações fundamentais terá que conversar com a direita, comandada por Berlusconi. Será o momento de usar sua experiência de ter sido três vezes ministro e subsecretario do governo de Romano Prodi.

Nenhum comentário: