domingo, abril 28, 2013

A Winston. Why not a Maggie?

A novidade trazida pelo Bank of England para a nota de £5 é magnífica. Trará Winston Churchill como figura principal.

As inúmeras qualidades de Churchill e tudo aquilo que ele representa para os britânicos justifica, sem dúvida alguma, esta homenagem. Os detalhes que virão na nota nota remetem ao líder inglês, como a figura do parlamento logo atrás dele, ou como o horário de seu famoso discurso, gravado no Big Ben da nova banknote de £5.

Lembrar de líderes determinantes, que tragam memórias importantes para a população é muito importante. Nas notas de libras escocesas (sim, são diferentes como tudo na Escócia), por exemplo, encontra-se Adam Smith. Não que a cidade industrial-sindical de Glasgow aprove, mas pelo menos é uma homenagem para que os escoceses lembrem de um passado quase esquecido.

Mas homenagem mesmo seria trazer Margaret Thatcher estampada em alguma nota de "pound sterling", afinal, ela foi a grande defensora da libra esterlina frente ao avanço europeu e talvez, sem sua presença, a moeda britânica fosse hoje apenas uma distante lembrança.

Os britânicos talvez passem a chamar a nota de £5 de simplesmente "a Winston". Nada mal seria seria ter também uma nota para chamar simplesmente de "A Maggie".

Nenhum comentário: