sexta-feira, abril 12, 2013

Estratégia britânica

E quem desembarcará na Alemanha este final de semana é o primeiro-ministro britânico David Cameron. Irá para residência de campo da chancelaria alemã - Schloss Meseberg. Terá uma extensa agenda com Angela Merkel.

Cameron tem planos concretos para o Reino Unido frente a União Européia. Deseja diminuir a influência política de Bruxelas em Londres, reformando alguns tratados europeus. Para tanto, meses atrás, Cameron jogou pesado e defendeu um referendo sobre a permanência de seu país na União em 2017.

Mas como sempre na política, o Primeiro-Ministro britânico jogou além do que queria para conseguir aquilo que desejava, ou seja, a revisão dos acordos já assinados pelo Reino Unido com a União Européia devolvendo maior autonomia para Londres.

Entretanto muitos problemas podem surgir no caminho. Cameron acendeu uma chama perigosa entre os britânicos e pode ser que em 2017 realmente os súditos da Rainha votem pela retirada de seu país da UE. Vale perguntar: Cameron combinou sua estratégia com os britânicos?

Assim, Cameron já procura negociar aquilo que realmente deseja. Para conseguir, precisa convencer Merkel (que enfrentará eleições duras em breve) e costurar um pacto com os pontos importantes de reforma dos estatutos. Se perder o timing, ele perde o acordo e a União Européia pode realmente perder o Reino Unido - vale lembrar, um vínculo que os britânicos, pelo visto, não fazem a menor questão em manter.

Nenhum comentário: