segunda-feira, abril 15, 2013

Amadurecendo o Golpe

Maduro venceu o pleito na Venezuela. Pelo menos é isto que dizem os resultados eleitorais oficiais. Sabe-se que havia uma máquina muito forte trabalhando por ele. Recebeu inúmeros apoios, até de Lula, na tentativa de sedimentar sua vitória. Entretanto, com mais um ou dois dias de campanha teria perdido. Se é que não perdeu realmente.

Capriles não reconheceu a derrota e fala em fraude. Não seria surpresa se fosse confirmada, especialmente falando-se sobre a Venezuela chavista.

Bem, o fato é que em seu discurso de vitória, Maduro tentou imitar o jeito de falar de Chávez, justificou sua estreita vitória como deu, agrediu os culpados de sempre, mas não convenceu e animou nem sua claque que escutava seu discurso. Ninguém se empolgou. Chegou a ser constrangedor. 

Enfim, percebe-se que Maduro não possui a pegada populista chavista. Foi escolhido por seu um subalterno leal, mas falta-lhe o dom do caudilhismo, que Chávez tinha de sobra. Maduro não terá a linha direta que seu antigo chefe tinha com o povo, abrindo um perigoso flanco para o avanço de outro oportunista sedento pelo poder que pode estar rondando o Palácio Miraflores. 

Se Maduro deseja terminar este mandato, a dica é buscar aliados nos militares, pois sem seu apoio, sofrer um golpe em um país maltratado institucionalmente será apenas uma questão de tempo. 

Nenhum comentário: