terça-feira, abril 23, 2013

A Curiosa Política Italiana

A Itália vive um impasse político. Desde que Berlusconi deixou o comando do governo, os partidos não se entendem. Mario Monti, o burocrata que governou a Itália nos últimos tempos, não obteve apoio para continuar no cargo. Como não é político, tampouco populista, foi massacrado na eleições. Um comediante, vejam só, foi a grande estrela das urnas.

Mais uma vez a Itália se dividiu e como sempre não consegue formar um governo. Vale lembrar que quando forma, em média dura um ano. O impasse levou toda atenção para a decisão do Presidente, Giorgio Napolitano.

A escolha do próximo Chefe de Governo da Itália é um assunto sério. Visto com desconfiança pela União Européia, o país pode se tornar a "bola da vez" da crise financeira que se espalha pela Europa e destroça economias desajustadas como a italiana.

Depois de Napolitano mostrar uma tendência em favor de Giuliano Amato, surge um nome da esquerda com apoio da direita (coisas que só acontecem na política italiana).  O nome é Matteo Renzi, prefeito de centro-esquerda de Florença e um político popular na Itália. Teria, vejam só, apoio de Berlusconi.

O risco para o mundo é o governo italiano sair da mãos de um burocrata competente, Mario Monti, e cair nas mãos dos políticos novamente. Bruxelas e Berlim certamente acompanham estes movimentos com atenção.

Nenhum comentário: