terça-feira, abril 16, 2013

Terror em Boston

O terror infelizmente atingiu Boston e mais uma vez os Estados Unidos. Existem certamente muitas perguntas ainda que devem ser respondidas, entretanto, a mais importante será a resposta do povo americano a mais uma tragédia.

Não há dúvida que foi um ato de terrorismo. A sistemática leva a acreditar que foi obra da Al Qaeda. Entretanto, sabe-se que a organização terrorista foi muito debilitada e seus principais líderes foram eliminados ou presos. Além disso, ações ordenadas pelo núcleo central geralmente levam a um número muito mais de mortes.

O atentado de Boston lembra muito em termos operacionais as ações em Londres e Madri, ou seja, de militantes com motivação islâmica, sem vínculo formal com a Al Qaeda, mas inspirados por Bin Laden.  

De qualquer forma, como disse, o mais importante será observar como a sociedade americana irá reagir. Hoje já fala-se de casos isolados de preconceito contra islâmicos e árabes. Este é o caminho errado. O terrorismo busca exatamente isto, ou seja, atingir os fundamentos da tolerância pacífica e instalar o medo. Enfrentar o terrorismo é não sucumbir ao medo que ele provoca. Mais uma vez a sociedade americana se enxerga em um momento de prova.

Depois de Boston existe mais uma grande oportunidade de vencer o terror e medo: mostrar os valores de sociedade tolerante e resiliente, traços que sabemos ser essenciais daquilo que formou os traços de liberdade da sociedade americana.

Nenhum comentário: