terça-feira, abril 30, 2013

A Curiosa Política Italiana III

Enrico Letta tornou-se o Chefe de Governo italiano. Para isso houve uma grande coalizão, que passou por Berlusconi e Monti. Com o voto de confiança primeiro na Câmara e hoje no Senado, pode começar a tomar os primeiros passos.

O primeiro será uma viagem a Berlim para encontrar-se com Angela Merkel. Logo depois, Paris, e enfim Bruxelas. Letta é um político pró-União Européia, mas hoje provocou surpresa ao declarar que a Itália e outros países precisam abrandar as políticas de austeridade para enfrentar a crise. Sua conversa na Alemanha deverá colocá-lo de volta no prumo.

Mas como toda coalizão italiana, esta já começou a lidar com problemas. Berlusconi já adiantou que pode retirar seu apoio ao governo caso algumas de suas propostas não sejam absorvidas por Letta. Assumindo o governo, o Partido Democrático chegou ao poder, mas para manter-se lá precisa tanto do apoio de Berlusconi como do partido de Mario Monti, premiê que tirou a Itália do desespero no último ano. Uma sintonia difícil de ser alcançada.

Portanto, os desafios de Letta são enormes. Manter uma coalizão frágil calcada em adversários políticos, agradar seus partidários socialistas, além de enfrentar a crise européia com sua receita de flexibilização da austeridade. Parece impossível. Mas ele disse que consegue. Coisas que só a curiosa política italiana explica.

Nenhum comentário: