quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Hillary perde mais um apoio

O deputado John Lewis, de Atlanta, Georgia, anunciou que não apóia mais Hillary Clinton. A partir de agora, ele apoiará Barack Obama. John Lewis é, assim como o senador Chris Dodd, um dos super-delegados que pode decidir a escolha do candidato na Convenção Democrata.

A troca de John Lewis merece destaque porque, além de ser mais um apoio perdido por Hillary, ele é um dos mais fortes nomes relacionados com o movimento em defesa dos direitos civis no sul dos Estados Unidos.

Mas Lewis não é bobo. Ele percebeu a nova direção dos ventos políticos e além disso, o distrito pelo qual é eleito, apesar de seu apoio formal a Hillary, votou em peso em Obama. Ele está buscando garantir também sua reeleição.

Mas vejam sua justificativa. Ele evidenca muito do que tenho visto, de uma onda pró-Obama muito difícil de ser contida pela senadora Hillary Clinton. John Lewis disse: "Existe um movimento, existe um espírito, existe um entusiasmo nos corações e mentes do povo americano, algo que não vejo há muito tempo, desde a candidatura de Robert Kennedy".

Suas palavras merecem reflexão. Existe certamente algo em movimento que muitos ainda não entenderam.

No Texas, o Real Clear Politics confirma a tendência da pesquisa CNN, e Obama vai distanciando. O Senador virou o jogo e segue na liderança (48% X 46%).

Nenhum comentário: