segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Hillary troca comando da campanha

Quando tudo dá errado, tudo dá errado mesmo.

"Como não se pode trocar o candidato, troca-se o comando da campanha". A frase nem sempre é verdadeira, apesar de ter escutado hoje. Referia-se a Hillary Clinton.

Depois de ser nocauteada no final de semana pela série de vitórias de Obama, coroadas ainda por um Grammy na noite de domingo, a Senadora resolveu trocar o comando da campanha. Sai Patti Solis Doyle, amiga de Hillary desde a época do Arkansas. Entra Maggie Williams, antiga chefe de gabinete da durante seu período como primeira-dama.

Hillary enfrenta problemas financeiros na campanha. Na medida em que Obama ganha momento e exposição, potencializados por sucessivas vitórias e doações generosas, Hillary perde em todos os campos. Em janeiro ela arrecadou US$ 13,5 milhões e Obama levantou espantosos US$ 35 milhões.

Hillary deve tentar evitar mais um desastre nas prévias do Potomac, amanhã, que englobam Virgínia, Washington DC e Maryland. Ela precisa desesperadamente frear a onda em favor de Obama. O problema será realizar este trabalho em uma região em que o senador naturalmente leva vantagem, especialmente pela concentração do voto negro.

Hoje pela manhã encontrei voluntários de Hillary por vários pontos de Washington e Virgínia, especialmente nas saídas de metrô.

Se ela esperar para frear Obama em Ohio e no Texas, talvez seja tarde demais. Na minha opinião, a onda em favor de Obama está se transformando em algo que pode evitar que os Clinton consigam usar de sua habilidade política no momento decisivo. Hillary, se deseja vencer, precisa agir logo.

Nenhum comentário: