sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Os números com McCain na disputa

Agora que Romney está oficialmente fora da disputa, avaliamos pesquisas que indicam a corrida entre McCain e os democratas restantes na disputa, Hillary e Obama.

Para mim, se Obama passar por Hillary nas prévias é imbatível. Já repeti isso várias vezes aqui. Com McCain, os republicanos ficaram certamente com o melhor nome para tentar vencer, mas ainda é uma tarefa dura.

A CNN/Opinion Research Corporation mostra Hillary com 50% e McCain com 47%, dentro de uma margem de erro de 3%. Já a pesquisa da Time mostra ambos empatados em 46%.

Mas tudo muda quando o adversário de McCain passa a ser Obama.

A CNN dá vantagem de 8 pontos para o democrata, enquanto a Time fala em 7 pontos. Seria um cenário de 52% - 44% para a CNN e 48% a 41% para a Time. Com Obama, democratas ganham o centro e como McCain deve escolher um vice mais conservador para acalmar o partido, os votos moderados centristas cairão no colo de Obama.

Por isso que sempre disse, especialmente para os republicanos com quem sigo conversando no CPAC, aqui em Washington: Mais importante do que vencer as prévias, os republicanos devem estar atentos ao adversário que sairá do outro lado.

Nenhum comentário: