quarta-feira, fevereiro 06, 2008

O grande perdedor da Super Tuesday

Para os republicanos tudo parece mais claro. John McCain tem a liderança absoluta e somente algo completamente fora do normal pode tirar a indicação de suas mãos.

McCain chegou aos 615 delegados. Romney tem 268 e Huckabee alcançou 166 até o momento. O partido indicará aquele que chegar aos 1.191 delegados. Mas quando avaliamos estes números é preciso verificar a curva de cada candidato. Por exemplo, muitos se perguntam porque a terça-feira foi melhor para Huckabee do que para Romney, já que este levou mais delegados e estados?

O fato é que se esperava muito de Romney. Ele estava dentro de um bom momento, impulsionado por recentes vitórias. A Super Tuesday era sua oportunidade de ganhar delegados e se aproximar de McCain. Romney, apesar de vencer em sete estados, não chegou onde precisava. Ele necessitava de mais. Como disse aqui, ele necessitava da Califórnia, por exemplo. McCain, seu principal oponente levou a Califórnia e Nova York, as duas principais jóias em termos de números de delegados.

Romney, entretanto, além de não se aproximar de McCain, teve que dividir o voto mais conservador com Huckabee e viu o ex-Governador do Arkansas se aproximar perigosamente de seus números. Huckabee ganhou em cinco estados e como nada se esperava mais dele, surgiu com ares de triunfo, mesmo que com números absolutos menores do que Romney.

Por isso se comenta por Washington que Romney foi o grande perdedor da Super Tuesday. Perdendo sua grande oportunidade, pode ter perdido em definitivo a possibilidade de ser indicado.

Nenhum comentário: