segunda-feira, fevereiro 25, 2008

O Fator Nader

O programa "Meet the Press" é um dos mais importantes do mundo político americano. Não haveria lugar melhor, portanto, para o anúncio de Ralph Nader: Ele será candidato a Presidente dos Estados Unidos.

Nader é um advogado formado por Harvard, assim como Obama, que se dedicou a causas como meio-ambiente e o combate as grandes corporações.

Nader, de 73 anos, é o pior pesadelo do Partido Democrata. Ele já concorreu cinco vezes e em 2000 chegou aos 3%, com mais de 3 milhões de votos. Al Gore acabou perdendo a Flórida para George W. Bush por 537 votos. Nader recebeu 97.000 votos no estado.

Nader tomou valiosos votos de Al Gore naquela eleição. Se não tivesse lançado sua candidatura, provavelmente George W. Bush não teria sido eleito Presidente.

Logo, Hillary e Obama já atacaram sua decisão de concorrer. Certamente sua presença tira votos dos democratas, mas pode ser mais fatal para Hillary do que para Obama, já que a senadora tenderia a uma eleição mais disputada com John McCain.

Mas Ralph Nader é candidato e isto é um fator nesta eleição. Um fator menor se Obama for o candidato democrata, mas ainda assim um fator.

Nenhum comentário: