terça-feira, maio 14, 2013

Cameron em Washington

A aliança que une Estados Unidos e Reino Unido é forte e duradoura. São parceiros estratégicos e, sem importar a ideologia dos governos instalados na Casa Branca ou em Downing Street, veremos sempre um alinhamento eficaz entre as duas nações.

Dentro desta linha Cameron chegou em Washington para um encontro de cúpula com Bacack Obama. A reunião tinha dois eixos centrais: Síria e comércio internacional. Sobre o primeiro tema, Cameron foi levar a Obama a idéia de que os britânicos acreditam, depois de conversas com os russos, de que Putin esteja mais flexível em relação a apoiar as posições ocidentais. Kerry, que esteve no encontro e acaba de voltar da Rússia, deve ter se lembrado de como o Presidente russo conseguiu embaralhar o jogo ainda mais (pelo menos em sua cabeça). Mas o britânico mostrou que acredita que pode servir como ponte entre os dois países no sentido de aprovar uma resolução intermediária que possa servir para ambos os lados. A conferir.

O segundo ponto da agenda foi comércio. Cameron tenta ampliar as trocas comerciais entre os Estados Unidos e a União Européia. Precisa primeiro controlar o fogo amigo, uma vez que assim que chegou a Washington, dois secretários de seu governo, Michael Grove e Philip Hammond, declararam que votarão pela saída do Reino Unido da União Européia. Será preciso saber se haverá uma UE para negociar um acordo. Mesmo assim, Cameron, que sediará a próxima reunião do G8 na Irlanda do Norte   , pretende usar este encontro como o marco de um novo acordo comercial dos europeus com os americanos. Tudo a conferir.

Até o momento, muitas intenções, pouco efeito prático.

Nenhum comentário: