quarta-feira, maio 22, 2013

PMDB: Bate e Assopra

O PMDB acaba de reforçar seu time de articulação política com a chegada de Eliseu Padilha. Ele, que já foi ministro e deputado, é um dos maiores conhecedores dos meandros do parlamento, em especial a Câmara, e chega, em tese para apagar o fogo causado pelas rebeldias do líder do PMDB na casa, Eduardo Cunha. Em tese.

Na verdade o governo sofre com a ausência de uma coordenação política eficiente. O PT, como bem lembrou o cientista político Paulo Kramer, não é um partido adepto da democracia representativa, logo, tem muita dificuldade em articular acordos. Alugar a base foi uma estratégia no governo Lula, o plano que desaguou no Mensalão. Não deu certo. Portanto, diante dos desafios de governar e executar parcerias com o Congresso, o PT necessita do PMDB.

O problema está posto quando PT e PMDB se desentendem. Sem capacidade de articulação parlamentar, o PT tornou-se refém do PMDB, que esbanja qualidade na arte de costurar acordos e cobrar faturas. A rebeldia do partido, executada por Eduardo Cunha, nada mais foi do que mais um capítulo do jogo de morde e assopra. Neste caso, quem assoprou foi Renan.

A central de desaforos contra parlamentares, geralmente instalada no Palácio do Planalto, tem gerado problemas para Dilma. Com estilo duro, desagrada aqueles deputados que precisam apenas sentir-se importantes. Lula fazia isto bem. Collor tinha o estilo de Dilma. Caiu. Ela tem apoio de ampla base e representa um projeto maior, portanto, não corre o risco de cair. Já governar é outra história.

O PMDB é o partido mais infiel da base do governo, mas mesmo assim é o fiel da balança. Seguiu a orientação de Dilma apenas em 41,15% das votações. Da base, o PT é o campeão, com 80,95% de fidelidade. Mesmo assim, o Planalto segue nas mãos do PMDB quando o assunto é Congresso Nacional. A chegada de Padilha, oficialmente, é para facilitar o diálogo do governo com o parlamento. Na prática fortalecerá o bate e assopra, o que apenas fortalece o partido. A fatura acabou de ficar maior.

Nenhum comentário: