segunda-feira, maio 06, 2013

Israel entrou no jogo

Israel entrou no jogo. Pelo menos formalmente. Os ataques que atingiram a Síria e são atribuídos a Israel fizeram as peças se movimentar. De um lado Reino Unido e Estados Unidos defenderam a necessidade de defesa exercida por Netanyahu. Do outro lado, houve movimento na Liga Árabe e no Irã. A Síria diz que pode retaliar. Israel está de prontidão.

Era tudo o que Assad menos precisava neste momento. Existem muitos interesses em jogo na região. Até o momento, ninguém ousou invadir a Síria e apenas usam os opositores do regime como peça fundamental especialmente fornecendo armamentos. Parece que até o momento a estratégia não surtiu efeito. Obama disse que o limite para intervenção seria o uso de armas químicas ou biológicas por Assad. Ele usou. Obama se calou. Sofre pressão para agir e não perder credibilidade.

Agora, sem maiores explicações, Israel entra em um jogo que até o momento não é seu. Mas aceitou. Isto diz muito sobre o que vem por aí. Diz muito porque a Rússia se manifestou e falou que depois do episódio cresce a chance de intervenção na Síria.

O que vale até aqui é entender que a "paz internacional" de Assad começou a ser ameaçada, de verdade. Veio o primeiro sinal.

Nenhum comentário: