quarta-feira, maio 15, 2013

Recessão socialista francesa

A França, que apresentou sinais de melhora durante a gestão de Sarkozy, parece ter entrada em uma perigosa espiral socialista com Hollande. A economia do país entrou oficialmente em recessão, tendo encolhido 0,2% no primeiro trimestre do ano.

No final de 2012, o país já mostrava os sinais claros que nada ia bem. A economia já havia encolhido 0,2% no último trimestre do ano. Agora o governo socialista fala em crescimento de 0,1% do PIB em 2013. Sabemos que isso não vai ocorrer. Será pior. Para entender é apenas preciso olhar as políticas aplicadas por Hollande em seu governo, um potencial incrível para acelerar o desgaste ainda mais.

A Europa também não apresenta sinais de melhora, pois o trabalho de políticos austeros que chegaram ao poder sucedendo governos gastadores, é demorado e demanda importantes reformas. Suas políticas baseiam-se em dois pilares: diminuição dos gastos públicos e da rede de assistência do Estado - ações que o governo Hollande nem pensa em fazer.

O caminho de Hollande é o oposto. Ao mesmo tempo que gera novos impostos, também cria algumas tímidas flexibilidades trabalhistas. Está sem rumo. Isto traz um componente de insegurança para quem investe ou possui um negócio. Em suma, Hollande não busca reformas estruturais que gerariam uma França mais competitiva. Parece ser um governo que ainda não sabe a que veio, dentro ainda de uma inabilidade decisória assustadora.

Enquanto isso, o desemprego ronda 10,6%, com viés de alta para o próximo ano.

Nenhum comentário: