segunda-feira, maio 13, 2013

Borisov vence na Bulgária

E a direita voltou ao poder na Bulgária. Voltou sem ter saído. Uma destas coisas interessantes que o parlamentarismo produz. O governo de Boiko Borisov havia deixado o governo em fevereiro, quando havia uma escalada de protestos em Sofia. Os protestos tinham diversas razões, mas serviram para que o governante se retirasse e novas eleições fossem convocadas.

A mesma população que tanto se empenhou pela saída de Borisov, pareceu não estar tão empolgada assim em colocar alguém em seu lugar, pois o GERB, seu partido, alcançou o primeiro lugar nas eleições deste final de semana. Entretanto, os 31% que receberam não formam maioria absoluta no parlamento e portanto não há certeza se conseguirão montar um governo. Em segundo lugar chegaram os socialistas com 27,5%. Por mais que Bosirov tenha vencido, formar um gabinete não será fácil.

Mas aqui vale ressaltar o faro político de Borisov. Um governante pressionado por denúncias de corrupção e carregando a decepção dos búlgaros com a entrada na União Européia soube sair de cena no momento correto, tomar o fôlego necessário e voltar ao espectro político pelas urnas. Portanto, por mais que seja difícil montar uma coalizão, para um político como ele, não é impossível.

O comparecimento tímido do búlgaros, apenas 53% apareceram para votar, evidencia a falta de confiança na classe política. Enquanto isso, os outros partidos denunciam casos e mais casos de fraude. Tudo isso evidencia problemas políticos sérios para um país que depois de seis anos ainda não conseguiu perceber muitas vantagens em fazer parte da União Européia, a não ser a maior facilidade em emigrar para vizinhos com economia mais saudável.



Nenhum comentário: