sexta-feira, março 30, 2007

Alerta Máximo. ETA pode estar preparando forte atentado

As autoridades espanholas estão em alerta máximo. É grande a possibilidade de uma ação do ETA nos próximos dias ou semanas. O grupo terrorista, segundo o Conselheiro do Interior de Euskadi (País Basco), está tentando reunir os meios para a realização de mais um atentado.

Dois terroristas foram presos na noite de quarta-feira em Perigueux (sudoeste da França) durante uma blitz de rotina da polícia. O carro era roubado, carregavam documentos falsos e estavam armados.

Também na quarta-feira a Guarda Civil desencadeou uma operação em Guipúzcoa, Álava e Navarra para desarticular o comando Donosti do ETA, que ainda não havia começado a operar. Foram presas 8 pessoas.

Ainda em Andoain (Guipúzcoa) foram encontrados 30 Kg de explosivos e detonadores.

Em sequência de várias operações foram presos Juan Carlos Herrador Pousa, em San Sebastián, Endika Zinkunegi Zubizarreta em Oyón (Álava), Iñigo Orúe em Idiazabal (Guipúzcoa) e Arkatiz Agote, Julián Larrañaga e Itziar Agirre na província de Guipúzcoa.

Por último, Lorea Irigoyen, presa pela Guarda Civil em Uharte-Arakil (Navarra).

Se existem outros comandos ativos do ETA (e acredita-se que existem), uma represália pelas prisões pode ser desencadeada.

Nenhum comentário: