sábado, março 24, 2007

O Grupo PRISA

Bem, agora que esclarecemos a linha editorial do El País, vamos conhecer um pouco mais do grupo PRISA, para entender seu grau de penetração na mídia.

O grupo é formado pelo El País, Diario As (jornal esportivo) e Cinco Días (jornal de economia). Possui emissoras de rádio, como a SER (de assuntos gerais) e outras como Los 40 Principales (3.672.000 ouvintes), M80 Radio, Cadena Dial, Máxima FM, Radio Olé, etc. São donos da rede de televisão Sogecable que inclue, em canal aberto, Cuatro, e a rede de televisão digital via satélite Digital+, canais como Canal+, CNN+, Cuatro, Sportmanía, Cinemanía, Documanía e outros. Também dominam a Pretesa, uma rede de emissoras locais, Localia. Seu domínio é editorial também com as publicações Progresa, que edita revistas como Cinemanía e a versão espanhola da Rolling Stone.

Isso só na Espanha. Sua rede se espalha pela América Latina.

Na Colombia é dona da maior cadeia de rádios do país, Caracol Radio.
No Chile é dona do Consorcio Radial de Chile e recentemente da Ibero American Radio Chile, cadeias que representam mais de 50% da programação nacional.
Na Bolivia é dona dos periódicos El Nuevo Día, Extra y La Razón.
No México divide em 50% a propriedade da Televisa Radio com o poderoso grupo Televisa (grupo de radios como W-RADIO e Los 40 principales México). Edita também a versão mexicana da revista Rolling Stone.

Isso tudo sem falar na Prisa.com

Quem acha a Globo poderosa no Brasil, certamente não sabe quem foi Assis Chateaubriand em nossa história. Quem acha a Globo poderosa no Brasil, ainda não foi apresentado ao Grupo Prisa.

Nenhum comentário: