sexta-feira, março 30, 2007

Madrid, a Cidade Subterrânea

Dizem as más línguas que um dia Madrid ainda irá afundar, tal o número de túneis, corredores de metrô e galerias.

Não falarei aqui sobre o sistema de metrô da cidade, que merece um tópico especial, aliás vários, pois é um dos mais modernos, limpos, pontuais e conservados do mundo. Hoje, por exemplo, se inaugurou o prolongamento da linha azul, número 1, até Chamartín.

A Comunidad de Madrid (não confundir com o município) já chegou a 319 estações, um total de 322 km. Somente nos últimos quatro anos a rede foi ampliada em 90 km e 80 estações.

Hoje se inaugurou mais um túnel da M-30, um dos anéis viários ao redor da cidade, que hoje já está praticamente dentro em alguns lugares. Com este trecho, Madrid chega a 80km de vias submersas.

Boston há anos realiza o que se chama de "Big Dig", ou seja, destruição dos viadutos e transformação destes trajetos em vias subterrâneas.

Madrid é praticamente uma cidade sem viadutos. Já foi planejada com vistas a evitar a geração de uma cidade feia, com forte poluição visual, escondendo sua bela arquitetuta. Em Madrid, o planejamento e governos responsáveis e visionários proporcionam uma cidade limpa visualmente e eficiente.

Apesar de existir a brincadeira que a cidade venha a afundar algum dia...

Fica o ótimo exemplo de uma capital bela, moderna, conservada e funcional.

Nenhum comentário: