quinta-feira, março 15, 2007

Aznar apresenta livro em Madrid

Aznar esteve no hotel Intercontinental na noite de quarta-feira apresentado o livro "Qué Piensan los "Neocon" Españoles" do Grupo de Estudos Estratégicos.

Como sempre, seu discurso foi recheado de idéias claras e diretas e tiradas sempre espirituosas. Desde o princípio deixou claro que não era um "neocon", ou seja, um novo conservador, mas um liberal clássico. Assim mesmo, as duas escolas tem sempre trabalhado juntas. "Até esquerdistas convertidos tive em meu Ministério", lembrou, sendo irônico. Aznar roubou gargalhadas do público. Foi fantástico.

Mais do que qualquer coisa, Liberais e Neocons compartem da idéia de extensão da liberdade e da democracia. Aznar lembrou que ocorre um perigoso relativismo especialmente na Europa e quando isso acontece é porque o ocidente deixou de acreditar em si mesmo. Esta foi uma idéia marcante de seu discurso.

Terminou falando de terrorismo. Para derrotá-lo, segundo ele, é preciso de constância, uso dos instrumentos do Estado de Direito, sem ceder a chantagens (Será que Zapatero ouviu pelo menos esta parte?). O apaziguamento não funciona com o terrorismo, por isso eles atacam os fracos.
E aqui deixo um comentário meu: Os terroristas exigem a retirada das tropas espanholas no Afeganistão porque sabem que a sociedade espanhola já cedeu a sua chantagem uma vez.

Ele não podia terminar melhor, citando Reagan, que quando perguntado qual seria sua política para a Guerra Fria, respondeu: "É simples, ele perdem, nós ganhamos". Com o terrorismo deve-se aplicar a mesma política, segundo Aznar: "Eles perdem, nós ganhamos".

Quem perdeu um grande Presidente foi a Espanha, quando Aznar cumpriu sua promessa de ficar apenas dois mandatos frente a Moncloa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Es tiempo de empezar a reconocer que la promesa de Jose Maria Aznar de dar por concluida su etapa legislativa tras dos mandatos en el Gobierno,no fueron palabras lanzadas al aire.
Ahora,todos los españoles estamos perdiendo,ninguno ganamos.