terça-feira, março 20, 2007

FAES lança "Mientras Europa Duerme"

Enquanto Saramago desfilava sua verve espirituosa pela Casa América, a Fundación FAES, centro de estudos do Partido Popular, apresentava o livro "Mientras Europa Duerme" (While Europe Slept) lançado por sua editora chamada "Gota a Gota". A tradução do título foi adaptada e atualizada pela editorial espanhola com o consentimento do autor.

O Wellington Hotel, na calle Velazquez, foi responsável por sediar o evento, que contou com a presença do autor, o norueguês Bruce Bawer. A apresentação do livro ficou nas mãos do diplomata e deputado catalão do PP Jorge Moragas, secretário de relações internacionais do partido.

Moragas, como sempre, foi direto e objetivo, crítico e sincero. Disse que a leitura do livro seria algo duro e desagradável para os europeus, um reflexo que talvez a Europa não goste de admitir, mas uma terapia necessária. Uma viagem ao antiamericanismo dos europeus, ou seja, um livro que todos os diplomatas norte-americanos deveriam ler.

Curiosamente o autor realiza críticas interessantes relativas a um país que sempre pensamos ser aberto, tolerante e liberal, a Holanda. Talvez o País Baixo não seja exatamente como imaginamos.

A esquerda, segundo o autor, é responsável pela política condescendente que deixa o "islamismo radical destruir os valores ocidentais desde dentro", ou seja, como somos tolerantes com os muçulmanos radicais e nos esquecemos de ser tolerantes com nossos próprios valores. Uma relfexão certamente necessária e importante.

O autor, que é assumidamente gay, diz: "O gay não precisa ser anti-americano, promíscuo, socialista, ateu e adorador de Che Guevara". Um gay pode ser pró-ocidental, conservador e cristão, segundo ele. Realmente a agenda gay foi sequestrada pela esquerda, que a associa aos seus valores, mas que no fundo os usa como massa de manobra.

Fica a questão, especialmente no que tange ao governo Zapatero, como ficam os direitos dos gays frente a homofobia do Islã? Como fica a dignidade das mulheres que são encarceradas em uma burka? Ou seja, no fundo esta suposta "tolerância" com o Islã encerra uma renúncia a liberdade - o mais importante valor ocidental.

A política do apaziguamento e da "tolerância", no fundo, não gera benefícios. A besta sempre pedirá mais, concluiu Moragas.

É preciso que a Europa acorde de seu sono profundo, pois certamente em pouco tempo pode começar o pesadelo.

O livro é imperdível. Se alguém deseja conhecer mais o autor, é só ir até: http://www.brucebawer.com e se deseja a versão em espanhol da obra: http://www.fundacionfaes.org

Nenhum comentário: