quinta-feira, março 22, 2007

Palacio del Marqués de Linares

Algumas estações de metrô de Madrid trazem informações sobre a arquitetura e história de seus prédios. É uma forma muito inteligente de aproximar os madrilenhos de suas jóias. Quando as pessoas entendem o valor e a preciosidade de seu patrimônio, fica muito mais fácil conservá-lo.

Como já disse em outro post, um dos lugares mais bonitos da cidade é o conjunto arquitetônico em volta da fonte de "La Cibeles", perto de uma das antigas entradas da cidade, a Puerta de Alcalá. Ali situa-se o Palacio del Marqués de Linares, que hoje hospeda a Casa de América - Na foto atrás da fonte.

Para nós que frequentamos a Casa, sede de muitos eventos importantes de Madrid, certamente parece ser um prédio precioso. Curiosamente correu o risco de ser derrubado, já que estava abandonado. Felizmente foi declarado monumento histórico-artístico em 1976. Depois foi comprado e restaurado pela Prefeitura de Madrid em 1992. Converteu-se na Casa de América.

Sua arquitetura é típica dos palácios madrilenhos do século XIX. O projeto, desenhado para ser uma residência de alto luxo, está ligado a três profissionais: Carlos Colubí, Aníbal Álvarez e Adolf Ombrecht. Este último responsável pela majestosa decoração interior e pelos traços neoclássicos. O projeto inicial, entretanto foi de Colubí e seguiu depois com adaptações, como nos jardins, por Álvarez.

As escadas majestosas desaguam em esculturas de Sañol, com imponentes salões em mármore e mosaicos.

Localiza-se o Palácio pelos seguintes endereços:
Plaza de Cibeles s/n Alcalá 55.
c/v Paseo de Recoletos, 2.
c/v calle Marqués de Duero, 2.

Um comentário:

Anônimo disse...

"La Cibeles".
Es el nombre de una diosa,y es solo una. Se escribe : "La Cibeles".