quinta-feira, março 01, 2007

"Castro: Mentira Barbuda" é lançado em Madrid

Ouvir José María Calleja é uma aula sobre Cuba. Acompanhado pelo brilhante poeta Raúl Rivero é uma honra. E assim foi. Enquanto anoitecia em Madrid, eu percebia que tudo que sabia sobre Fidel Castro ainda era pouco.

Rivero, que foi encarcerado por Castro e solto por pressão internacional, e Olga Adeva apresentaram o livro de Calleja, "Castro: Mentira Barbuda". O autor nos contou como passou de um adolescente fascinado por Castro, a um crítico horrorizado com seus crimes e sua brutalidade de ditador.

Descreve Havana como um lugar com sensação de tristeza, silêncio, miséria, penúria, pobreza e mau cheiro. Um povo submetido a uma ditadura a imagem e semelhança de um criminoso, um prolongamento da personalidade de Castro.

Seu livro desnuda Cuba e o regime totalitário de Fidel. "Uma grande máquina de propaganda com controle político total por meio da repressão". Delação, vigilância e perseguição. Um sistema baseado no medo e no controle pelos comitês de defesa da revolução. O grande receio é o acerto de contas que grupos perseguidos querem realizar contra os Castristas quando chegar o fim do regime. Pode ser um banho de sangue. Penso que Estados Unidos e Espanha terão papéis fundamentais nesta transição.

Bem, não deixem de ler o livro e conhecer os outros fatos, como a desmistificação do sistema de saúde e educação de Cuba. Ao fim fica uma pergunta: Por que Castro levou um cirurgião, medicamentos, instrumentos de diagnósticos e cirurgia da Espanha para seu tratamento se o sistema de saúde cubano é tão exemplar?

Nenhum comentário: