terça-feira, maio 11, 2010

A derradeira manobra de Brown

Brown ofereceu sua cabeça aos Liberais Democratas. Será o bastante? Duvido. As conversas com os Conservadores estão em estágio avançado. O objetivo de Brown, neste momento, é evitar a todo custo a chegada dos Tories ao governo. Está jogando pesado.

Como Gordon Brown decidiu se retirar da liderança do Labour, abriu passagem para um novo nome assumir seu lugar já em setembro, quando ocorre o congresso do partido. Isto significa que também abre mão do governo, já que o cargo de Primeiro-Ministro é ocupado pelo líder do partido com maioria no Parlamento.

O curioso é que, caso prospere uma aliança entre o grupo de Clegg e os Trabalhistas, o próximo Chefe de Governo pode ser alguém que não esteve a frente de qualquer um dos três partidos nas eleições.

Mas como disse, é pouco provável. Uma aliança entre Liberais Democratas e Labour ainda não alcança maioria absoluta. Seria um governo de minoria e altamente instável. Brown deu sua última cartada. Já sabe-se que não manterá o poder, tenta agora manter os Trabalhistas frente ao governo.

Nenhum comentário: