terça-feira, maio 11, 2010

Cameron já é Primeiro-Ministro

Um acordo entre Liberais Democratas e Trabalhistas não foi alcançado. Informado deste desenrolar dos fatos, Gordon Brown, com apenas 258 votos de um Parlamento dominado pelas 306 cadeiras dos Conservadores, apresentou sua renúncia a Rainha Elizabeth II.

Mesmo com um acordo, como disse aqui, seria difícil manter um governo de pé. Seria um gabinete de coalizão e de minoria. Não deveria durar. Brown não poderia comandar a aliança, uma exigência do grupo de Clegg, e com a renúncia do líder do Labour ao comando do partido, não havia sequer uma liderança definida para formar um novo governo.

Recebida a renúncia de Brown, a Rainha convocou ao Palácio de Buckingham o líder do partido vencedor das eleições, David Cameron, e condidou-o a formar um governo. Cameron aceitou a missão e rumou para Downing Street, de onde já atua como Primeiro-Ministro.

Cameron governa, no momento, sem maioria absoluta, ou seja, em minoria. A aliança com os Liberais Democratas ainda não está formalizada e somente o será quando os membros eleitos do partido votarem neste sentido, confirmando a liderança de Nick Clegg para a entrada do grupo no governo.

O Reino Unido já tem novo Primeiro-Ministro. Depois de 13 anos finalmente os Tories estão de volta ao comando do governo. Sem a maioria esperada, mas no comando de um gabinete que buscará entregar seu programa de governo aos cidadãos do Reino Unido.

Mais uma vez os britânicos deram uma lição de democracia e respeito institucional para o mundo. Não há como não admirá-los.

Nenhum comentário: