segunda-feira, maio 24, 2010

Rahm em Israel

No gabinete de Rahm Emanuel, ao lado do Salão Oval, encontra-se o centro nervoso da administração Barack Obama. Não somente pela sua influência dentro do Partido Democrata, mas pela sua extrema habilidade política.

Emanuel é uma figura proeminente na política americana. Como muitos dos assessores de Obama, esteve ao lado de Clinton, mas ao contrário de muitos outros, decidiu fazer carreira política e tem sua base eleitoral, juntamente com Obama, no estado de Illinois, de onde saiu eleito deputado.

Filho de judeus que imigraram para os Estados Unidos, Emanuel pode ser uma peça chave no intrincado xadrez político da região. Existe margem de manobra do lado americano, especialmente depois dos recentes atritos entre Tel Aviv e Washington.

Rahm não ficou com uma boa imagem perante os mais conservadores em Israel, mas pode ter se tornado uma via de entendimento entre as partes justamente por isso. Depois de mais um giro de Mitchell pela região, pode-se talvez esperar que a presença do Chefe de Gabinete do Presidente dos Estados Unidos na região possa ajudar a trazer uma sintonia fina entre as partes.

Influente no Partido Democrata e no Congresso, Emanuel tem as credenciais para agir de forma determinante. Há muito tempo não existe um Chefe de Gabinete com tal concentração de poder na Casa Branca.

Nenhum comentário: