quinta-feira, maio 20, 2010

Cameron em Paris

David Cameron não tem tempo a perder. Com muitas reformas na agenda e uma Europa que necessita de união, ele partiu para Paris e encontrou Sarkozy. No front doméstico, foi divulgada a agenda comum da coalizão com o grupo de Nick Clegg.

A visita ao Elysée é cercada de simbolismo e demonstra uma idéia de coesão entre dois dos sócios mais importantes do concerto europeu. Foi a primeira viagem do novo Primeiro-Ministro do Reino Unido e a França não foi uma escolha aleatória. Os partidos de Cameron e Sarkozy são bons parceiros internacionais, que dividem em muitos pontos a mesma agenda e as mesmas convicções políticas.

Enquanto Cameron visitava Sarkozy, a agenda divulgada pela nova coalizão britânica deixava claro que apesar de o Reino Unido passar a adotar uma posição mais ativa em relação a União Européia, não transferirá mais poder a Bruxelas. É uma posição histórica de Londres, que sempre prefere manter uma distância responsável da UE.

Entretanto, isto não impede que os britânicos se envolvam mais nos assuntos europeus, como esperam alguns governantes. O primeiro passo é possuir nos governos nacionais, líderes simpáticos as mesmas idéias, que tenham a mesma agenda e partidos parceiros no âmbito exterior. A chegada de Cameron a um clube onde já está Merkel, Sarkozy e outros tantos líderes conservadores, apenas facilita essa importante interlocução.

Nenhum comentário: