segunda-feira, maio 10, 2010

Clegg, o fiel da balança

Nick Clegg foi, na verdade, o grande perdedor das eleições britânicas. Entretanto, como terceira força, tem sido fundamental, em um Parlamento sem maioria absoluta, para a formação de um governo.

O partido de Clegg foi uma decepção. Tem hoje menos cadeiras no Parlamento do que na legislatura anterior, mesmo tendo sido a sensação da campanha. Em votos, de alguma forma, mostrou presença, mas como resultado real, ou seja, vitória nos distritos em disputa, foi uma decepção.

Mas em um Hung Parliament, como o atual, os votos do partido de Clegg valem o governo. Por isso, David Cameron o procurou após o pleito. Os Trabalhistas não fizeram diferente. A vida política tem dessas coisas. Clegg, uma decepção nas urnas, agora é o fiel da balança.

Os Liberal Democrats tem mais afinidades com o Labour. Entretanto, os Tories tentam trazer o partido para seu lado com o objetivo de por um fim a 13 anos de governo dos Trabalhistas.

Quando parecia que o acordo com os Conservadores estava alinhado, soube-se que os tratativas com Labour também avançava a passos largos, com uma exigência clara: Gordon Brown deve deixar o governo.

Nunca uma bancada que diminuiu de tamanho possuiu tamanho valor no jogo político.

Nenhum comentário: