segunda-feira, maio 03, 2010

A Aposta de Cameron

Enquanto Gordon Brown praticamente selou seu futuro político na última semana, os concorrentes, David Cameron e Nick Clegg seguem com seus objetivos de campanha. Tudo indica dois objetivos. Cameron busca chegar a Downing Street e Clegg procura fortalecer o partido e mira nas próximas eleições.

Clegg, apesar dos números altos nas pequisas, não deve conseguir transformar esta maioria em assentos no Parlamento, especialmente em decorrência do sistema eleitoral britânico. Os Trabalhistas, entretanto, devem manter boa representatividade no Parlamento pelo mesmo motivo.

O jogo está nas mãos dos Conservadores, portanto. Se olharmos o mapa eleitoral do Reino Unido, podemos projetar que os Tories alcancem 311 assentos, aumentando em 113 aqueles conquistados na última eleição, ou seja, um avanço significativo e consistente. Estes assentos devem ser conquistados em antigos redutos do Labour, devido a estratégia política adotada por Cameron que já comentei aqui.

Neste caso, os Conservadores estão perto da maioria, pois consideramos fortemente a possibilidade de aliança destes com partidos locais, que devem ganhar assentos importantes, como os Unionistas da Irlanda do Norte. Neste balanço vejo que é plenamente possível Cameron vencer e formar maioria.

Confirmando-se este cenário, Cameron poderá ir até a Rainha Elizabeth II solicitar sua permissão para a formação de um novo governo no Reino Unido.

Nenhum comentário: