quinta-feira, maio 06, 2010

É Hoje!

Finalmente o Reino Unido chegou ao dia de suas eleições mais disputadas em décadas. As pesquisas mostram uma clara vantagem de David Cameron. Depois de ganhar espaço e encostar nos Conservadores, Nick Clegg perdeu fôlego e disputa a preferência dos eleitores pelo segundo lugar com Gordon Brown.

Os Tories ficaram com uma média de 37% nas últimas pesquisas. Entretanto, os Liberal Democrats e o Labour alternam-se em algumas pesquisas, com uma tendência de baixa em alguns institutos para os Trabalhistas, que na pior previsão aparece com 24%. Na verdade, ambos devem dividir cerca de 27% a 28% dos votos segundo as projeções.

Vale lembrar que o voto no Reino Unido é distrital e para confirmar esta tendência que aponto aqui, é necessário um equilíbrio entre os distritos. Aqui é o ponto fraco de Clegg, pois o Labour tem distritos históricos que deve manter e a tradição dos Conservadores aliada a nova estratégia de Cameron, que avançou em distritos do Labour, deve render vantagem estratégica. Os Liberal Democrats, sem uma base consolidada como os partidos tradicionais, não deve transferir a intenção de votos em Nick Clegg de forma consistente em assentos no Parlamento.

Volto ainda hoje com os primeiros resultados.

Nenhum comentário: