quinta-feira, maio 06, 2010

Tories de volta a Downing Street?

Tudo indica realmente que David Cameron será o próximo Primeiro-Ministro. Ainda não sabemos ao certo como formará a maioria, mas a tendência do eleitorado é clara. Ou seja, não houve um empate entre dois partidos, dividindo voto a voto a liderança. A vitória dos Tories é incontestável e calcula-se agora uma projeção de 305 cadeiras no Parlamento.

O segundo lugar ficou com o Labour, com projeção de 255 cadeiras. O Liberal Democrats deve confirmar 61 assentos e outros 29 divididos em partidos menores.

A diferença entre Conservadores e Trabalhistas chega a 50 deputados, o que caracteriza uma vitória consistente e dá aos Tories a possibilidade de formar um governo, mesmo que em minoria ou até chegando a maioria com apoio de outros partidos. Juntos, Liberal Democrats e Labour não devem alcançar os votos recebidos pelos Conservadores e seus aliados.

Assim, como apontei acima, Cameron deve realmente ser o novo Primeiro-Ministro. Se isto se confirmar, será um governo sem uma maioria confortável e os Conservadores terão muito trabalho para implementar sua agenda de reformas. De qualquer forma, aguardamos as confirmações oficiais, entretanto, se a tendência se confirmar, Gordon Brown já deve estar arrumando sua mudança de Downing Street n.10.

Nenhum comentário: