quarta-feira, maio 26, 2010

Velhos aliados?

O tempo esquentou entre Teerã e Moscou. Na verdade este é apenas mais um capítulo de uma relação que já não parece ser de parceiros tão próximos como se imaginava não muito tempo atrás.

A Rússia realmente tem estado mais próxima do Ocidente em tempos recentes e os esforços da diplomacia americana, que entende o pragmatismo russo de forma mais clara, é apenas mais um capítulo dessa história.

Além disso, Moscou tem seus próprios problemas com extremistas islâmicos e tem sido cada vez mais cautelosa em relação a extensão e profundidade dos laços que estabelece com alguns países.

Pouco a pouco fica mais claro para os russos as verdadeiras intenções de Teerã, especialmente depois de descoberta da usina nuclear secreta na região sagrada de Qom. A diplomacia ocidental percebeu o desgaste e encontrou uma forma inteligente de aproximar-se do Kremlim.

Agora que Moscou já aprovou um esboço de resolução com sanções contra o Irã, Ahmadinejad repreendeu Medvedev, que deu o troco por meio de seu corpo diplomático, chamando a atitude de Teerã de "demagogia política".

Parece que os laços não são mais os mesmos. Alguém soube jogar no tabuleiro diplomático melhor do Ahmadinejad.

Um comentário:

Jorge disse...

As políticas européias devem ser discutidas no âmbito da "eurolândia" ou fora dela. O Déficit Público que não é ajustado pelos comunitários fazem rompimentos nos "estados-nações" extremamente relevantes. A situação grega, portuguesa e espanhola, sem dúvida irão alterar o cenário político. Pela integração dos mercados, américa e ásia serão impactadas.
Saudações
siga-me no meu blog:
www.cotidiano-floripa.blogspot.com