sexta-feira, maio 28, 2010

Oportunidade para Sarkozy

Sarkozy tem encontrado extrema dificuldade em colocar em curso seu projeto de reformas. A urgência na aplicação de regras de austeridade fiscal, trazida para pauta com a crise grega que arrasta o Euro, mostrou aos franceses que, apesar de satisfeitos com seu amplo estado de bem estar proporcionado pelo Estado, este não é sustentável.

O Presidente francês chegou ao Elysée defendendo uma clara agenda de reformas que colocasse a França para trabalhar, cortando benefícios que geram défict nas contas públicas. Como era esperado, a reação dos grupos privilegiados tem sido coordenada, no intuito de evitar mudanças que afetem suas vantagens.

O renascimento dos socialistas nas últimas eleições trazem uma mistura de desapontamento dos partidários de Sarkozy, que não viram as reformas acontecerem, com aqueles que se beneficiam do sistema e desejam, logicamente, a volta do PS ao poder.

A crise grega trouxe a imposição de reformas e diminuição do déficit. Abriu-se, portanto, a possibilidade de Sarkozy avançar um pouco mais na implementação de sua agenda. Propôs de pronto a reforma do sistema de aposentadorias. As manifestações, na tentativa de manutenção dos privilégios, espalharam-se pela França, sempre com o apoio da esquerda.

A crise talvez tenha dado a Sarkozy uma oportunidade política única de ir adiante e virar o jogo, já de olho nas eleições presidenciais.

Um comentário:

Nikolay Georgiev Kotev disse...

Dear friend!
Please to see my new blog "Soviet-Afghanian War 1979-1989" with URL adress: http://nikolaykot.wordpress.com
Best wishes
Nikolay