quarta-feira, julho 29, 2009

ETA ataca novamente

Atentados terroristas são ações covardes. Quando vivi na Espanha presenciei os resultados das brutalidades cometidas pelo ETA e o sofrimento das famílias destruídas. Desarticular essas redes criminosas é uma obrigação dos governos nacionais, em especial do espanhol. O ETA mais uma vez não perdoou e dois dias antes de completar 50 anos, cometeu um atentado que poderia ter alcançado proporções ainda mais sinistras. Por sorte o resultado não foi o esperado pelos terroristas.

O ETA atacou o quartel-residência da Guarda Civil espanhola, na bela cidade de Burgos, no norte da Espanha. O furgão-bomba usava placas usadas por um carro de um dos vizinhos, o que enganou a polícia, que havia desconfiado do veículo horas antes da explosão.

Foram usados entre 200 e 300kg de explosivos e o atentado abriu um buraco de sete por dois metros e destruiu parcialmente sete dos 14 andares do prédio-residência.

Este é o resultado da política de leniência do governo Zapatero, que por ser ineficaz, deixa espaço para que o ETA manobre com facilidade e prepare seus atentados. Depois de roubar dois litros de nitrometano em 2007, o grupo vem experimentado atentados com o uso de amonitol, com efeitos muito mais fortes do que os explosivos usados em ações anteriores. Suspeita-se que tenha sido o explosivo usado em Burgos.

Felizmente o atentado não deixou vítimas fatais, mas os feridos passam de 60. As férias evitaram um dano maior. Já está na hora de governo espanhol pesar a mão contra o ETA. Se não o fizer, o grupo continuará se rearmando, reagrupando e recuperando sua força, que ficou debilitada depois do duro combate imposto pelo governo Aznar.

Nenhum comentário: