sexta-feira, julho 31, 2009

“Não votei no Sarney nem para senador”

As suspeitas de que o governo Lula esteja jogando contra José Sarney são cada vez maiores. Como já disse aqui, a estratégia do "bate e assobra" funcionou até o momento, mas as reais intenções por trás de tudo isso pode estar começando a se confirmar.

Orientado por pesquisas internas a se descolar de José Sarney, que carrega a crise em seu colo, Lula cada vez mais se afasta do ex-Presidente. Primeiro delegou a função de defesa aos assessores, agora, em outro momento, já diz que nada tem a ver com isso. Medo de contaminar o governo e a candidatura Dilma?

Pode ser. Mas de onde surgem as denúncias que cada vez mais encurralam o senador Sarney e outros tantos em diversos casos de repercussão? Enquanto o ministro da Justiça Tarso Genro acusa advogados, o Presidente do STF, Gilmar Mendes, acusou a própria Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça e a Tarso Genro, de vazar informações sigilosas de inquéritos de acordo com interesses políticos. As gravações envolvendo Sarney foram foram realizados pela Polícia Federal durante a operação Boi Barrica.

Talvez a mesma mão que afague Sarney, seja a mesma que trabalhe contra ele. Resta saber o desfecho dessa história. Se realmente se confirmar uma manobra interna do governo para derrubar Sarney, o apoio do PMDB a Dilma pode ruir, assim como suas chances de ocupar o Planalto do Planalto no lugar de Lula. Um grande erro político pode estar sendo gestado.

Nenhum comentário: