terça-feira, julho 21, 2009

A Popularidada de Obama

Coisas da política. Seis meses já passaram desde a posse de Barack Obama como Presidente dos Estados Unidos. Sua popularidade é de 55%, similar ao número de George W. Bush com seis meses de mandato, que ostentava 56%.

Os números mostram que a popularidade de Barack Obama aos poucos encontra seu ponto de equilíbrio. Ele mostrou a que veio, seja na política internacional, questões domésticas ou mesmo econômicas e os americanos já sentiram o fio condutor de suas políticas para o país.

Se olharmos os números dos vários institutos mais a fundo percebe-se que o Presidente ainda usa seu charme pessoal para segurar sua popularidade. Isto fica claro quando vemos que as políticas domésticas de seu governo, aquelas que mais interessam aos eleitores, sofrem sérios questionamentos. A economia ainda é o ponto mais sensível, acompanhada pela batalha pessoal de Obama em reformar o sistema de saúde, medida questionada por 50% dos americanos. Sua personalidade, contudo, alcança robustos 65% de populariade, o que não é pouco para os Estados Unidos.

Ainda existem muitos anos pela frente, assim como uma larga agenda de reformas prometidas. Obama deve aproveitar ao máximo os dois primeiros anos de mandato, até as eleições legislativas de 2010, que pode mudar a cara do Congresso e forçar a agenda do Presidente para léguas aquém de onde ele imaginava chegar. Até lá, espera-se que seu charme pessoal esteja afiado para tocar uma agenda de reformas profunda, como prometeu em campanha.

Nenhum comentário: