quarta-feira, julho 15, 2009

O Suplente do Suplente

A tropa de choque liderada por Renan Calheiros conseguiu mais uma vitória, a confirmação do senador Paulo Duque, do Rio de Janeiro, para chefiar o Conselho de Ética.

Paulo Duque é suplente do suplente de Sérgio Cabral, atual governador do Rio, e chegou ao Senado da mesma forma que o presidente da CPI da Petrobrás, o suplente, agora senador (petista) João Pedro, ou seja, sem sequer um voto. Uma daquelas distorções bisonhas que só a política brasileira consegue produzir de forma bem acabada.

A eleição de Duque (um dos dois suplentes da foto, o outro é João Pedro) para chefiar o Conselho de Ética foi tranquilo. Candidato único, obteve 10 dos 15 votos. Houve ainda uma abstenção e quatro votos em branco da oposição, que se negou a votar em Duque.

Sua missão? Defender todos os membros da tropa de choque do PMDB, e se o acordo for bem amarrado, dar uma ajudinha ao governo petista também. Duque é o homem de Renan Calheiros no Conselho. E o novo Presidente já avisou a que veio em apenas uma declaração: "José Sarney é um homem que prestou muitos serviços ao país. Ficar vasculhando a vida dele é uma bobagem".

É isso aí. Por essas e outras que o jornalista Augusto Nunes lhe conferiu o curioso apelido de "Velhinho Moleque".

Nenhum comentário: