quinta-feira, julho 16, 2009

Sobre Pizzas e Pizzaiolos

Mais uma vez o Presidente Lula colocou sua língua afiada para funcionar e atacou o Congresso Nacional, afirmando que todos os senadores eram bons pizzaiolos, atacando a CPI da Petrobrás, que em suas palavras, é coisa de “quem quer fazer Carnaval”.

Esqueceu que quando estava na oposição o PT era agitador de CPI's, e que talvez tivesse o intuito só fazer Carnaval também lá no passado. Mas algo não mudou, a capacidade de atacar as instituições. Chamar os senadores de pizzaiolos é desrespeitar o Senado, e por consequência o Poder Legislativo.

A atitude recorrente de desacreditar as instituições é um forte golpe na democracia. Por certo existem parlamentares que servem a qualquer governo, a qualquer custo, sem preocupação ideológica, entretanto é errado generalizar e atacar um outro poder da República, sob pena de colocar em risco a própria República.

Não faltarão aqueles inocentes úteis, como o senador Cristóvam Buarque, que já sugeriu em seus devaneios um plebiscito sobre o fim do Congresso e ainda disse que o nome disso não seria golpe, se assim o povo desejasse. Depois ele voltou atrás, mas já era tarde e o estrago estava feito. Pelo menos no epsidódio dos pizzaiolos, Buarque está se redimindo da lambança anterior, requerendo um voto de censura do Senado ao Presidente da República.

É bom lembrar que no governo do Presidente Lula não faltaram escandâlados de toda a ordem que se pode imaginar, troca de favores e alianças com aqueles que o petismo sempre atacou. Nunca um governo foi tão hábil em tornar o Congresso um ente tão servil aos seus interesses. O problema é saber a que custo, que poder ser um dia a falta de um Parlamento, ou a transformação do mesmo em um fantoche manobrado pelo Executivo. Talvez falte menos do que imaginamos.

Nenhum comentário: