quinta-feira, julho 23, 2009

Movimentações Diplomáticas

Na esteira do que comentamos ontem, confirma-se a postura ativa da administração Obama em relação ao Oriente Médio. Se ontem era Erdogan que estava em Damasco, amanhã a capital síria prepara-se para mais uma visita do enviado norte-americano George Mitchel.

Ele já está na região, em Abu Dhabi, conforme o Departamento de Estado. De lá segue para Damasco e no domingo estará em Israel. Antes de voltar a Washington deve passar pelo Egito e Barein. Segundo o governo americano, a viagem a Damasco tem o objetivo de "ver o que os sírios estão preparados para fazer para impulsionar um processo integral", no que tange a relação destes com Israel. Mas sabemos que a visita de Mitchel vai muito além disto, especialmente depois da visita do Primeiro-Ministro turco nesta semana. A conferir.

Vale também um comentário sobre outra movimentação diplomática de Obama, nos antigos satélites comunistas Ucrânia e Geórgia, que possuem relações tensas com Moscou. O vice de Obama, Biden, que esteve em Kiev e Tbilisi, declarou apoio ao ingresso dos dois países na Otan, o que desagrada o Kremlin e disse que Washington não admite a independência das regiões separatistas georgianas Ossétia do Sul e Abkházia, ao contrário de Moscou.

A região é sensível e Biden tocou em assuntos delicados. Resta saber o que Obama combinou com Medvedev em sua recente visita a Moscou.

Nenhum comentário: