quinta-feira, julho 30, 2009

ETA de novo

Um dia após o brutal ataque terrorista em Burgos, o ETA provocou mais um atentado com as mesmas características, carro-bomba e como alvo membros da Guarda Civil espanhola. O alvo desta vez foram as Ilhas Baleares, em Mallorca, no charmoso e tranquilo balneário de Palmanova. Dois guardas, Diego Salvá, 27, e Carlos Sáenz de Tejada, 28, faleceram na explosão.

Alguns dizem que os atentados mostram uma desesperada necessidade de o ETA mostrar que ainda está vivo. Não acredito completamente nesta tese. O ETA está vivo e agindo, de forma coordenada e brutal, como sempre.

A Espanha segue em alerta, pois depois de dois atentados em dois dias, é preciso ter cautela, pois esta é a semana de aniversário de 50 anos do ETA e certamente os terroristas buscam marcar a data provocando uma série de atentados. Em Madri, onde presume-se que estevam os principais alvos, o alerta é total.

O requinte de crueldade do atentado de Palmanova, a poucos metros da residência do Rei Juan Carlos, que chega ao balneário entre hoje e amanhã, foi ter sido realizado por dispositivo remoto, ou seja, os terroristas esperaram os guardas entrar no carro para acionar o dispositivo. Suspeita-se que os etarras ainda estejam na ilha, que fechou portos e aeroportos na operação "Jaula", que tem o objetivo de capturar os terroristas.

Nenhum comentário: