segunda-feira, julho 27, 2009

Dos dois lados

É onde está o PT no episódio José Sarney. Explico.

Enquanto o presidente Lula afaga e defende o senador Sarney, o senador Mercadante divulga nota posicionando a bancada do PT de lado contrário. A estratégia está bem montada, mas é perigosa.

Sabe-se que o episódio José Sarney pode gerar desgastes para o governo e para candidatura Dilma. A estratégia é segurar o PMDB, como já disse aqui, para que assim mantenha-se no barco de apoio de Dilma e no apoio ao governo, ajudando a sepultar aqui e ali incômodos como a CPI da Petrobrás.

O PT não quer ficar vendido nessa história, confundindo-se com o fisiologismo do PMDB, portanto, Mercadante procura transmitir independência de sua bancada em relação a questão Sarney, mesmo sabendo que se algo der errado, os senadores petistas serão protagonistas de uma "operação abafa". Joga para torcida.

Lula já sentiu que os ventos da crise podem chegar ao Planalto. Assim sairá da linha frente de defesa de Sarney e passará a operação aos articuladores políticos. Evita desgates.

Assim, contra ou a favor de Sarney, bem dosado, o petismo achou um ponto de equilíbrio. Entretanto, a linha é tênue. A pressão que Sarney vem sofrendo não pode ser considerada normal se levarmos em conta que a tranquilidade de Lula depende da dele. Avaliar o real comprometimento dos aliados é fundamental, de ambos lados.

Um comentário:

Julia R. disse...

Excelente avaliação.