quarta-feira, julho 08, 2009

Irã anuncia libertação de 100 detidos

O Irã anunciou que nos próximos dias libertará mais 100 detidos durante os confrontos pós-eleitorais.

Parece muito? É pouco. Estima-se que mais de 2.500 pessoas foram detidas no país, entre intelectuais, políticos, jornalistas e acadêmicos, inclusive estrangeiros. Sem falar nas mortes. O governo fala em 1.032 detenções e alega que 2/3 já foram libertados. Acho difícil acreditar na versão governista.

Entre os iranianos presos, ainda encontra-se, por exemplo, o ex-vice-presidente Mohammad Ali Abtahi e outros aliados do ex-presidente reformista Mohamad Khatami.

Estima-se que mais de 1.000 pessoas ainda estejam presas, mas acredito que este número pode ser maior.

O crime dessas pessoas, no caso dos jornalistas, foi noticiar os tumultos e manifestações ocorridas quando anunciada a vitória de Ahmadinejad com folga. O crime dos iranianos foi protestar contra uma clara fraude, onde em vários lugares foram computados mais votos que eleitores, todos em favor do vitorioso.

Agora, aos poucos, o regime, que se fechou e prendeu milhares de pessoas, começa, a conta gotas, a liberar seus detidos.

Tudo isso manter o poder e o regime fechado. Não há democracia que resista quando a fraude pauta uma eleição como a iraniana. Lamentável.

Um comentário:

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Guerra Política acirra disputa entre Brasil e Argentina.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.