segunda-feira, julho 20, 2009

Fujimori condenado. Keiko lidera pesquisas no Peru

Fujimori recebeu a terceira condenação desde que voltou ao Peru, há dois anos, diretamente remetido do Chile, onde chegou em 2005.

A condenação de 7 anos e meio de prisão nada altera a vida do ex-Presidente. Ele já cumpre pena de 25 anos. Disse ele que reconhece os fatos, aceita parcialmente as acusações, mas que não aceita a responsabilidade criminal.

Enquanto o judiciário discute as penas de Fujimori, que presidiu o Peru entre 1990 e 2000, sua filha e herdeira política, Keiko, segue como franca favorita nas pequisas para a eleição presidencial de 2011.

Não pensem que apoio a Fujimori é tímido. Pude constatar pessoalmente isto quando estive no Peru. Por todo o país ele é extremamente popular e reconhecido por muitos como um político de atitude, que além de arrumar a economia, acabou com o Sendero Luminoso (seu líder, Abimael Guzmán, está preso até hoje) e o Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA).

A possível (e provável?) vitória de Keiko Fujimori em 2011 pode mudar substancialmente o andar dos acontecimentos. Vejam o sorriso do ex-Presidente.

Nenhum comentário: