segunda-feira, julho 06, 2009

PRI ressurge no México

Quem achava que um terceiro lugar nas últimas eleições presidenciais sepultava a força política do tradicional PRI mexicano, estava redondamente enganado. As eleições parlamentares foram a arena para o antigo partido mostrar sua nova musculatura e envergadura política.

O PRI governou o México por 71 anos, até a vitória de Vicente Fox, que trouxe o PAN ao poder, em 2000. O partido de Fox seguiu no poder com a vitória de Felipe Calderón frente ao candidado do PRD, López Obrador, que havia se tornado a segunda força política do país. Ao PRI estava relegado o terceiro lugar.

Mesmo como o fiel da balança no jogo parlamentar, o PRI ainda não era protagonista. Agora tudo adquiriu um novo contorno. Com a vitória do PRI, e suas 233 das 500 cadeiras no Parlamento, o jogo muda.

Tudo ainda se torna mais dramático para o PAN ao ver que sua força política não chega a 1/3 do Parlamento, necessário para manter os vetos presidenciais. Isto torna o governo Calderón mais refém do PRI do que se possa imaginar.

É certo que as eleições em meio de mandato no México não atraem muito os eleitores. Apenas 43,7% compareceram e 5,97% anularam seu voto. Mas não se enganem, apesar destes números está claro que a máquina partidária priista, construída ao longo de 71 anos, está ativa. O PRI agora é a maior força política do México, de novo, e mira em 2012.

Nenhum comentário: